Importar e exportar produtos com imagens no Magento 1.9

Olá, amigos webianos…

Hoje vou explicar passo-a-passo uma atividade que não achei em nenhum site que explicasse realmente sem erros todas as etapas.

Eu precisei migrar os produtos que tinha no Magento 1.8 de um servidor para outro site Magento 1.9, mas este post tbm serve pra quem quer migrar de servidor do 1.9 para 1.9.

Vou explicar de forma bem rápido com imagens para ficar mais fácil seguir.

Etapas:
1. Exportar em CSV os produtos
2. Renomear url das imagens do CSV
3. Copiar as imagens por FTP
4. Importar CSV dos produtos

1. Exportar em CSV os produtos

A primeira coisa é gerar um arquivo CSV dos produtos que deseja importar. No meu caso estou migrando de servidor e versão do Magento, para isso entrei na administração do Magento do servidor antigo pelo menu Sistema > Importação/Exportação > Fluxo de Dados – Perfis.

Vai aparecer uma lista de tipos de fluxos de dados para importar ou exportar. Escolha a opção “Export All Products”.

Na próxima tela temos as abas:
1.1. menu

importar-produtos-magento-menu

1.2. Tipos de exportaçãoimportar-produtos-magento-exportar-todos-produtos

1.3. Nome e configurações da exportaçãoimportar-produtos-magento-exportar-csv

1.4. Exportandoimportar-produtos-magento-exportar-csv-exportado

1.5. Local do arquivo CSV exportado (FTP)importar-produtos-magento-exportar-csv-ftp

2. Renomear url das imagens do CSV

Ao exportar o arquivo é gerado com as urls temporárias das imagens do seu antigo servidor, vc precisa renomear as urls com a nova url.

importar-produtos-magento-substituir-pastas

3. Copiar as imagens por FTP

Copie as imagens do servidor antigo e coloque no servidor novo, sugiro colocar todas as imagens dentro de uma pasta sem sub-pastas, para ficar mais fácil e evitar erros de url.

3.1. Pasta das imagens de origem do servidor antigo, faço do download. Observe que estão em varias sub-pastas, depois de baixar precisamos colocar todas as imagens em uma única pasta, sem sub-pastas.

importar-produtos-magento-exportar-imagem-ftp

3.2. Pasta das imagens de destino do novo servidor, faça o upload das imagens, somente imagens. Não suba as pastas e sub-pastas.importar-produtos-magento-imagem-ftp

4. Importar CSV dos produtos

Agora iremos importar o CSV ajustado (com urls das imagens corretas).

4.1. Menu

importar-produtos-magento-menu

4.2. Opções para importação: Import All Products

importar-produtos-magento-importar-todos-produtos

4.3. Configuração do tipo de transferência de dadosimportar-produtos-magento-importar-interativo

4.4. Escolha do arquivo CSV (aquele que você exportou no inicio do  post)importar-produtos-magento-importar-imagemimportar-produtos-magento-importar-csv

4.5. Resultado final da importação. Observe a mensagem “imagem inexistente”, no meu caso apareceu este erro pq eu não tinha a imagem pois tinha corrompido, mas foram importados 120 produtos com sucesso.importar-produtos-magento

Espero ter ajudado.. se tiver duvida, deixe ai os comentários

Anúncios

7 comentários sobre “Importar e exportar produtos com imagens no Magento 1.9

    • Rubens BOrges Leal disse:

      Boa tarde. Estou há muito tempo tentando importar as imagens no magento. Já importei o produto mas as imagens não, já tentei vários exemplos e nada. Pode me ajudar. Esse exemplo mostra como fazer o operacional, mas o meu problema esta dentro da planilha. Ele não importa envie um erro. Ignorar linha, valor inválido “” para o campo “type”.Não sei mais o que tentar. Se você puder me enviar uma planilha exemplo de como faz eu agradeço.
      rubens.borgesleal@gmail.com.

      • Wagner Nicolak disse:

        Caro Rubens! O exemplo que nosso autor WEBMAICON descreve no post parece funcional para uma instalação padrão do Magento, sem qualquer acréscimo de atributos ou categorização de produtos ou tipificação (simple, grouped, configurable, virtual ou bundle). Então, na minha concepção serve apenas como modelo e não exemplo passo a passo que funcione para todas as instalações. >>> Pelo que vi na sua interpretação do erro para a importação das imagens, informa que o sistema apresenta a mensagem para o campo type, que não é um campo de imagens, então sugiro que faça novamente o processo e anote a linha da planilha que apresenta o erro e verifique o conteúdo da coluna “type” que apresentou o erro. Deve estar preenchido com o tipo do produto correspondente a o que foi cadastrado como “simple”, “grouped”, “configurable”, “virtual” ou “bundle”. Repito, não tem nada haver com a falta de importação das imagens. >>>> Outra item importante a ser verificado é o 3.2 do post acima, WEBMAICON informa que devemos colocar as imagens a serem importadas em uma pasta única, NÃO FUNCIONOU PARA MINHAS INSTALAÇÕES. Então ao invés de ter o trabalho de copiar todos os arquivos para uma pasta, eu mantive a estrutura padrão de subpastas, e a importação funcionou sem nenhum erro. Mas como escrevi acima, cada instalação pode ter as suas variações de acordo com o que foi feito antes. Caso precise de ajuda, se ainda não tiver conseguido realizar a importação das imagens, pode entrar em contato por e-mail que vou te ajudar. Wagner Nicolak (wnicolak@gmail.com)

  1. ALVARO V P BORGES disse:

    Olá, segui o passo a passo e deu certo! A lista de categorias não foram criadas, os produtos e as fotos subiram no outro servidor sem nenhum erro.
    Muito Obrigado.

    • Wagner Nicolak disse:

      Saudações caro Alvaro!

      Arrumei uma maneira um pouco demorada mais eficiente de exportar para a categoria correspondente. Realmente a lista de categorias não é criada durante a exportação. Então, refiz a árvore de categorias no novo site. Anotei o ID das novas categorias, e preenchi na coluna category_id, do arquivo .csv, antes da importação. Deve haver outra maneira, tipo alterar o ID das novas categorias, para o mesmo do antigo site. Mas não tentei ainda.

  2. Leandro Dias disse:

    Olá amigos.

    Quero importar os produto mas deixar as imagens em outro servidor, então fiz a importação e no endereço das imagens deixei como o caminho do servidor antigo “http://servidorantigo.com.br/imagens/exemplo.jpg” mas não deu certo… Como devo proceder?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s