Educação no transito começa em você!

Recentemente estive no estado de Santa Catarina, um estado de uma cultura muito interessante. Eu fiquei maravilhado com a educação da população regional no transito.

Pra mim a diferença ficou nítida, pois já morei em Minas Gerais e Rio de janeiro.

No primeiro instante observasse a educação dos motoristas, mas se observar atentamente à educação do transito começa pelos pedestres.

Assim comecei a notar que o respeito no transito se dá primeiro aos pedestres que tem seu direito garantido quando o mesmo cumpre com seus deveres.

O pedestre da região estava sempre anda nas calçadas e ao atravessar usam a faixa de pedestre. É isso mesmo,  eles não atravessam no meio da rua e muito menos ficam andando nos cantos das ruas. Fazendo isso os veículos não precisam ficar diminuindo a velocidade toda hora que um pedestre tenta atravessar no meio da rua, ou ficar desviando de pedestres no canto da rua, além de ocupar espaço das vias duplas.

Com esta atitude do pedestre, o fluxo de veículos fica continuo e sem contra tempos, fluindo bem em velocidade constante.

O pedestre sente o direito de atravessar a faixa de pedestre e o motorista o dever de parar o veiculo, em uma perfeita harmonia.

Harmonia? Sim! Lá vc pode atravessar a rua, na faixa, sem o motorista ficar te olhando com cara de “anda rápido estou atrasado” :(  ou o motorista ficar acelerando como se fosse a partida de uma corrida. Ou motos e bikes atravessando a faixa de pedestre como se o sinal vermelho não fosse para eles também.

Transito é a movimentação de pessoas. Esta movimentação pode ser dada por meios de locomoção como bicicletas, carroças e cavalos. O transito existe antes mesmo dos veículos serem inventados, assim as regras e leis de transito são para as pessoas e não exclusiva para o meio de locomoção. Neste equivoco percebe que as pessoas que não usam meios de locomoção, os pedestres, se sentem além das leis e normas de transito. Chegaremos num ponto que pedestre terá que fazer exame para ser pedestre hehehe🙂 Pois na escola fundamental isso não é ensinado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um dos maiores índices de morte está no transito, não seria uma boa hora para refletirmos neste assunto? Ensinar nossas crianças as leis de transito?

O motorista esquece que quando não está dirigindo é um pedestre…  quando ele estaciona o carro e vai atravessar uma rua para ir numa loja… assim por diante. A base do transito está no pedestre.

Creio que se todos os pedestres respeitarem as faixas, os sinais e andarem nas calçadas os motoristas iriam se sentir respeitados e dariam o respeito ao pedestre ao atravessar por  exemplo uma faixa de pedestre mesmo sem ter um semáforo vermelho.

Como motorista estou mais consciente no transito, respeitando mais os pedestres. E notei que se eu parar numa faixa de pedestre para alguém atravessar o outro motorista que estava do meu lado também vai parar, pois ele viu um bom exemplo de cidadania.

TENTE VC TAMBEM ser um exemplo de cidadania onde  estiver, dentro ou fora dos meios de locomoção.

Respeite o próximo, seja um exemplo… muitos irão te seguir!

Eu acredito em um mundo melhor, e sei que pequenas atitudes feitas por varias pessoas poderão mudar este nosso mundo para melhor!

Um comentário sobre “Educação no transito começa em você!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s