Projetando Sites (técnicas PMP pmbok)

(Designing Sites, technical PMP PMBOK – Project Management)
Leitores, webianos!

Depois de varias pesquisas e estudos sobre Gerenciamento de projetos detectei que a ênfase em web, ainda está carente. São poucos livros, cursos e resultados de google sobre este tema (rss).

pmbok-guide

PMBOK

Assim acho interessante colocar aqui um pouco da minha experiencia, onde integro conceitos academicos de PMBOK(ao lado) e as necessidades que observe nas rotinas de work.

Particularmente não vejo complicação em montar um projeto web, o conceito é muito simples. Estou pensando seriamente em escrever um livro “Aprenda Gerenciamento de Projeto web em 24horas!”

Eu resumo meus estudos e MBA em 3 passos:

  1. Escreva o que irá fazer.
  2. Acompanhe o que está sendo desenvolvido.
  3. Aprenda com as lições que o projeto gerou.

Os PMP’s podem até achar que eu estou sendo radical, mas no fundo sabe que não tem segredos para um bom gerenciamento de projetos web. Neste artigo, quero evitar uso de termos “tecnicos”, vou trabalhar com linguagem de facil compreensão, sem a sincrome de Advogados e Engenheiros.

Didaticamente, podemos seguimentar os 3 passos em:
1. Escreva o que irá fazer.
1.1 O que será desenvolvido?
1.2 Todos de acordo?

2. Acompanhe o que está sendo desenvolvido.
2.1 Está tudo conforme pensamos?
2.2 Atividades seguimentadas e paralelas, e muito cafezinho no copo.

3. Aprenda com as lições que o projeto gerou.
3.1 O produto é o mesmo do escopo preliminar?
3.2 Se tivermos que repetir este mesmo projeto?

Ciclo de Projeto

Ciclo de Projeto

Agora vamos dessecar os topicos:
1. Escreva o que irá fazer.
1.1 O que será desenvolvido?
Escreva tudo que irá fazer, não deixa nada sem escrever mesmo as coisas obvias. Ao escrever tente ser especifico e bem claro. Divida as atividades em grupos de afinidades e etapas (versões).  Para ficar mais facil o entendimento, imagine que vamos criar um site para um rede de farmacia.  Abaixo um exemplo SUPER simplificado de um projeto, usando uma linguagem de facil compreensão:

Fases:
1. Documentação
2. Banco de dados
3. Layout
4. Programação
5. Testes

1. Documentação:
1.1 Objetivo/escopo: Será desenvovlido um site para um rede de farmacia onde os visitantes poderão visualizar as farmacias mais proximas dele assim como fazer pedidos de produtos, usando um sistema de e-commerce.
1.2 Etapas: Desenvolveremos inicialmente um site institucional, somente depois desenvolveremos a lista de farmacias e por ultimo o sistema de
e-commerce.

Etapas do Projeto

Etapas do Projeto

1.2.1 Etapa 1: Site institucional
– Quem somos
– Missão/Objetivo
– Palavra do presidente
– Serviços
– Horario de atendimento
– Nosso diferencial
– Fale conosco (rede)
1.2.2 Etapa 2: Rede de Farmacia
– Busca por cidade/bairro
– Localização da farmacia pelo google maps
– Fale conosco especifico para farmacia
1.2.3 Etapa 3: E-Commerce
– sistema de catalogo
– sistema de carrinho de compras
– sistema de pagamento
– sistema de estoque vinculada com sistemas desktop das farmacias
– sistema de entrega

1.3 Caracteristicas:
Formato portal (scroll vertical)
Flash(animações) só em banner
Padrão w3c e tabless
Linguagem de programação será
PHP
Banco de dados será Oracle
1.4 Envolvidos

ENVOLVIDOS
Nome: Cargo: Atividades:
1. Claudio Luiz Presidente – FarmaNet Aprovar do projeto. Aprovar etapas.
2. Marcele Lopes Gerente de Informática – FarmaNet Aprovar etapa 3.
3. Marcos Silva Gerente de Marketing – FarmaNet Aprovar layout e identidade visual.
Desenvolver estudo de marketing para lançamento do site.
4. Cleide Montes Assistente de Marketing – FarmaNet Enviar textos e fotos para desenvolvimento (Etapa 1).
Enviar endereço das farmácias (etapa 2).
5. Carlos Santos Operador Web – FarmaNet Entender processos de atualização/administração do site.
6. Maicon Santos Consultor WEB – webMaicon.net Desenvolver documentação do projeto, fazer analise de mercado/concorrência.
7. Sandro Lima DBA – webMaicon.net Desenvolver DER e banco físico.
8. Leonardo Siebra Designer – webMaicon.net Desenvolver arquitetura de informação visual.
Desenvolver layout das telas.
9. Pablo Demier Htmler – webMaicon.net Recortar layout e criar protótipo html.
10. Luiz Antonio Analista – webMaicon.net Desenvolver classes e métodos.
Codificar protótipo Html.

1.5 Cronograma:
Vou colocar resumidamente, tente colocar os detalhes de cada atividade do cronograma, colocando o que será desenvolvido e os envolvidos.
Se possivel colocar os pontos criticos de atraso, que pode afetar o cronograma. Por exemplo se a etapa 2 atrasar 2 dias, o projeto ira
atrasar 2 dias.
Seja sincero com as datas, pergunte as pessoas envolvidas(reunião) se a data de entrega realmente será comprida e não for, coloque a data sugestiva do envolvido. cuidado para não colocar buffer(folgas) grandes, sinceridade é a base para um bom projeto.


Etapa 1: 15 dias inicio 01/06/2009, termino 16/07/2009.
17/07/2009: Reunião de aprovação Etapa 1.
Etapa 2: 30 dias inicio 18/07/2009, termino 18/08/2009.
19/08/2009: Reunião de aprovação Etapa 2.
Etapa 3: 60 dias inicio 20/08/2009, termino 20/10/2009.
21/10/2009: Reunião de aprovação Etapa 3.

2. Banco de dados:
Usaremos ORACLE 10g pois irá facilitar na comunicação entre site e sistema interno de estoque. O sistema interno de estoque foi desenvolvido
usando oracle 10g e possui licença web.
Coloque aqui informações sobre usuario de conexão, contato da distribuidora ORACLE, o Diagrama relacional das entidades(DER) e dicionario de
dados.
3. Layout:
Explique aqui como foi desenvolvido o layout, onde terá animação? qual é o objetivo do layout? pq usou estas cores? coloque aqui tambem, pelo
menos, o print da home.
4. Programação:
Se for
programar OO coloque aqui seu diagrama com classes, atributos e metodos. E um dicionario explicando como funcionará cada classe e
metodos.
5. Teste:
Coloque aqui o resultado de testes feitos, tais como
SQL injection, SPAM, maskaras nos formularios, comportamento de styles em diversos Browser’s, assim por diante.

1.2 Todos de acordo?
Faça atas de reuniões, (baixe modelo simplificado de ata para reunião), pode ser ata simplificada mostrando apenas o resultado da reunião e no final desta mande um email para todos os
envolvidos pedindo para analisar atentamente a ata.
Desta forma vc fica resguardado de alterações absurdas ou extremas e o mais importante que sempre acontece, falar que não estava sabendo de
nada, que nao estava ciente ou que não concorda.
Se quiser imprimir e pegar assinatura dos envolvidos será nota 10, perfeito.  Nas reuniões tente usar linguagem de facil compreensão e sempre sendo sincero mostrando pros e contras de cada ação, e deixe sempre o cliente
dar o veredito final.

2. Acompanhe o que está sendo desenvolvido.
2.1 Está tudo conforme pensamos?
Cuidado para nao desviar do foco e mudar a sequencia de desenvolvimento.  Analise as atas e cronograma.
Se observar que ira atrasar o cronograma, marque uma reuniao urgente(ou email) e comunique todos.
Novamente, digo que a sinceridade é tudo. Mantenha todos envolvidos informados.

2.2 Atividades seguimentadas e paralelas, e muito cafezinho no copo.
Se tiver atividades em paralelo especifique no cronograma, layout e banco de dados pode ser uma atividade em paralelo se vc tiver um design e um analista, pois os dois poderão trabalhar no mesmo periodo de tempo. Crie um cronograma sequencial das atividades.

3. Aprenda com as lições que o projeto gerou.
3.1 O produto é o mesmo do escopo preliminar?
O site realmente foi o que foi solicitado? A satisfação do cliente não está em fazer o extraordinario (um site cheio de efeitos) mas sim em fazer o que era necessario fazer, lembre-se disso. Funcionalidade é tudo.

3.2 Se tivermos que repetir este mesmo projeto?
E ai?
Faça um comparativo das deduções(planejamento) no inicio do projeto com as coisas que realmente aconteceram, tais como cronograma, onde vc errou? O escopo/objetivo que iria ser feito, das etapas. O que teve que acrescentar no projeto? o q teve que tirar?

Webianos, gostaram? o Tema é extenso… se tiver alguma duvida fica a vontade.  Se estiver afim de mais informações acesso o artigo “Os 7 passos do gerenciamento de projetos” feito por Fernando C. Barbi que ficou muito bom: http://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/carreira/gerencprojetos.mspx

Um comentário sobre “Projetando Sites (técnicas PMP pmbok)

  1. Johnny disse:

    Amigo,
    estava atrás de algo sobre asp.net, e vi o seu tópico… Terminando a minha graduação em Sistemas para Internet, vou partir pra área de Gerenciamento de Projeto, eu não entendo como tem empresas que não seguem processos e não sabem respectivamente nada sobre o projeto. TUDO envolve PROJETO.

    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s