Criando uma simples Classe Session em asp.net c#

(Creating a Simple Class Session in asp.net c #)

Olá, webianos.

Neste artigo irei explicar de forma resumida e sintetica, como criar uma simples Classe para tratar Session no seu site desenvolvido em asp.net c#.

Vou ensinar passo a passo para não ter erro.
1º Passo: Criar um projeto.
2º Passo: Criar uma classe.
3º Passo: implementar/instanciar a classe.

1º Passo: Criar um projeto:
1. Abra o Visual Studio, clique em File, New, Web Site…;
2. Templates: ASP.NET Web Site. Location: File System. Language: Visual C#, name: Farma;

2º Passo: Criar uma classe:
1. Em Solution Explorer, Clique com botão direito em cima da raiz do projeto( ou App_Data, ou qualquer outra pasta).
2. Escolha opção Add new item…;
3. Templates: Class, Name: cSession.cs, Language: Visual C#;
4. Clique no botão sim, quando aparecer uma caixa de dialogo com o seguinte texto: “You are attempting to add …. the ‘App_Code’ folder?”. Basicamente, ele pergunta se vc quer salvar esta classe que você criou na pasta default do .NET, que é a pasta App_Code.
5. Seu arquivo deve estar assim:

using System;
using System.Data;
using System.Configuration;
using System.Web;
using System.Web.Security;
using System.Web.UI;
using System.Web.UI.WebControls;
using System.Web.UI.WebControls.WebParts;
using System.Web.UI.HtmlControls;

/// <summary>
/// Summary description for cTeste
/// </summary>

public class cSession
{
public cSession()
{
//
// TODO: Add constructor logic here
//

}
}

6. Para melhor organização crie um namespace, sugiro colocar o nome de “meusite”;
7. Crie dentro da class, um public int “nomeSession” e dentro deste crie um set e get;
8. Para exemplo, vou criar uma session com a ID do usuario.
9. Minha propriedade irá chamar UserId, porém minha session(sessão) irá chamar id_user_s;
10. Seu arquivo ficará assim:

using System;
using System.Data;
using System.Configuration;
using System.Web;
using System.Web.Security;
using System.Web.UI;
using System.Web.UI.WebControls;
using System.Web.UI.WebControls.WebParts;
using System.Web.UI.HtmlControls;

namespace farma{
/// <summary>
/// Summary description for cSession
/// </summary>

public class cSession
{
public cSession()
{
//
// TODO: Add constructor logic here
//

}
public int UserId
{
set
{
HttpContext.Current.Session.Add(“id_user_s“, value);
}
get
{
return Convert.ToInt16(HttpContext.Current.Session[“id_user_s“]);
}
}
}
}

11. Eu tenho uma padronização propria para nomenclatura de session, sempre eu coloca “nomesession” + “_s”, eu uso este “_s”, para saber exatamente que aquele elemento é uma session. Parece bobo e simples, mas ajuda muito na hora do desenvolvimento.
12. O namespace que criei foi farma, pois estou simulando um site de uma farmacia. você pode usar o nome que quiser para o namespace, o importante é ter uma organização e padrão.

3º Passo: implementar/instanciar a classe:
1. Abrar o sub-arquivo Default.aspx.cs, clique no simbolo [+] ao lado do arquivo Default.aspx;
2. Acrescente um novo using, no meu exemplo vou acrescentar o using farm que é o nome da minha namespace. Assim você está informando ao arquivo que usará elementos do namespace especificado, como se estivesse incluindo o arquivo.
3. Dentro da classe public principal, criei um instancia: private cSession sess = new cSession(); Eu coloquei sess, mas vc pode colocar o nome que quiser.
4. Para utilizar esta session é simples.

Para setar(salvar, alterar ou inserir) um valor na session use:
sess.Userid = 5;

//neste exemplo estou setando o valor 5 para Userid, que será setada na session[“id_user_s”];
//Se tiver um sistema de login, use o set para setar o valor na sessão, no exemplo usamos o id do usuario, mas vc pode criar outra para categoria do usuario, nome do usuario, vc pode criar quantos quiser.

Para get(exibir, recuparar ou retornar) um valor da session use:
int id = sess.Userid;

//aqui vc está trazendo o valor da session userid para dentro da variavel id.
//Depois vc poderá usar o id onde quiser, por exemplo para fazer um log com o id do usuario que realizou a operação, ou se tiver usando um session categoria do usuario vc poderia usar num menu para filtrar as permissões de acesso.

5. O arquivo Default.aspx.cs ficará assim:

using System;
using System.Data;
using System.Configuration;
using System.Web;
using System.Web.Security;
using System.Web.UI;
using System.Web.UI.WebControls;
using System.Web.UI.WebControls.WebParts;
using System.Web.UI.HtmlControls;
using farma;

public partial class _Default : System.Web.UI.Page
{
private cSession sess = new cSession();
protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)
{
//Setar um valor
sess.UserId = 5;

//Get um valor
int id = sess.UserId;
Response.Write(id);

}

}

Amigos, webianos, a ideia deste artigo é a criação da Classes Session, a utilização desta classe é por sua conta. Vc pode usar em varios momentos do seu site. Desde gravação de logs, niveis de permissão, nos selects, update e inserts e dentro de outras classes.
Bom uso, e se tiver alguma dúvida deixe seu comentario com email para eu responder.

Utilizei: Visual Studio 2005 versão 8.0, .NET Framework versão 2.0

9 comentários sobre “Criando uma simples Classe Session em asp.net c#

  1. Pedro Silva disse:

    Muito bom tutorial.

    Estava a precisar de utilizar Sessions em ASP.NET e não fazia ideia como era feito.

    Com este tutorial a explicar passo-a-passo a criação consegui fazê-lo.

    Obrigado!

    • webmaicon disse:

      E ai, Pedro, tudo bem?
      Valeu pela força!

      Gosto de fazer artigo neste formato, pois são mais facies de seguir e entender do inicio ao fim, pois na internet é raro achar artigos completos, normalmente só parte de soluções.

      Abraços….

  2. Rafael disse:

    Sou novato em asp e em c#, e utilizei o seu artigo para criar uma session.

    Mas agora, como faço para atribuir o valor resgatado (Id) em outras páginas do mesmo projeto?

    Abraços,

    • webmaicon disse:

      Olá, Rafael.

      Para usar(resgatar) o valor, primeiro vc precisa instanciar e depois chamar a propriedade estatica, veja abaixo:

      using farma;
      private cSession sess = new cSession();
      //Get um valor
      int id = sess.UserId;
      Response.Write(id);

      • Rafael disse:

        webmaicon, obrigado pelo auxilio, mas ainda não está funcionando para mim. Deixa eu explicar melhor minha situação.

        Criei a classe cSession.cs como descrito, mas usei string ao invés de int. Na minha página Default (Login.aspx.cs) eu coloquei o código abaixo:

        using farma;

        public partial class Login : System.Web.UI.Page
        {
        private cSession sess = new cSession();

        protected void LBAcessar_Click(object sender, EventArgs e)
        {
        sess.UserId = UserName.Text;
        Session.Add(“user”, sess);
        Response.Redirect(“http://localhost/home.aspx”);
        }

        Na página seguinte (home.aspx.cs) eu coloquei isso:

        using farma;

        public partial class Home : System.Web.UI.Page
        {
        private cSession sess = new cSession();

        protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)
        {
        String teste = sess.UserId;
        Label2.Text = teste;
        }

        Coloquei este label somente para retornar o valor da session, que na verdade é definida através de um sistema de login. Ao rodar a página, nada é retornado no label.

        Abraços,

      • webmaicon disse:

        Rafa, tudo bem?
        observei alguns detalhes no codigo que vc enviou.
        1. sess.UserId = UserName.Text;
        2. Session.Add(“user”, sess);

        Comentarios:
        Na linha 1, vc esta usando text(string), mas a session é int(inteiro).
        Não precisa da linha 2.
        Substitua estas duas linhas por:
        1. sess.UserId = 2;
        2. ///Session.Add(“user”, sess);

        Se nao funcionar me add no msn para vc me enviar o codigo completo para eu analisar. msn: msnmaicon@hotmail.com

        abraços…

  3. Rafael disse:

    Opa webmaicon, descobri o que era.

    No meu Web.Config eu tinha colocado cookieless=”true”, com mode=”InProc”. Isso não deixava com que minha session carregasse corretamente. Configurei o cookieless para “false” e resolveu.

    Muito obrigado pela sua atenção !

    Um grande abraço !!

  4. Cristhian disse:

    Cara, parabéns pelo tutorial, me livrou de uma enrascada aqui… muito bom mesmo.

    Queria te perguntar uma coisa, tu já trabalhou com mono/linux? Estou com problemas e ta dificil de encontrar algo que pelo menos me esclareça os problemas…

    valeu

    abraço

    • webmaicon disse:

      Ola, Cristhian. Fico feliz em ter te ajudado.

      Em breve vou criar novos artigos.

      Em relação ao mono/linux eu nunca usei, da uma pesquisada no google que vc deve achar alguma coisa legal.

      abraços.. conte sempre comigo!

Deixe uma resposta

